14 outubro 2019

Primeira entrevista de emprego: como se preparar? 5 dicas eficazes!

14 outubro 2019


A primeira entrevista de emprego pode parecer algo desafiador para quem não tem experiência profissional. Dúvidas como: quais perguntas serão feitas, o que falar, como agir ou o que vestir, podem surgir nesse momento.

Se você está prestes a vivenciar uma situação como essa, encontra-se ansioso e quer saber como dar o seu melhor sem parecer um robô ao decorar respostas prontas, neste post eu vou te mostrar 5 dicas incríveis que vão tornar esse processo mais fácil para você!


Primeira entrevista de emprego: como se preparar? 5 dicas eficazes!


Como funciona uma entrevista de emprego?


Cada empresa utiliza seu melhor método de entrevista, que atenda as suas necessidades e objetivos, portanto, não há um padrão definido, podendo variar entre as empresas, vagas ofertadas e entrevistadores. Mas, na maioria das vezes, uma entrevista de emprego é apenas uma conversa entre você e o entrevistador.  As perguntas também podem ser mais específicas dependendo do cargo e das responsabilidades atribuídas a ele.

Se você estiver participando de um processo seletivo, a entrevista pode ser a última etapa. E possivelmente, antes disso, você passará por dinâmicas de grupo e testes de seleção, que são suas principais etapas.

E, para ser convidado a uma entrevista de emprego, é necessário o envio do currículo. Por isso recomendo que você saiba como elaborá-lo. Veja como fazer um currículo perfeito no Word em apenas 7 passos para quem não tem experiência profissional. 

5 dicas poderosas para se preparar para uma entrevista de emprego

Vale ressaltar que o objetivo deste post é ajudar você a se preparar para a sua primeira entrevista de emprego. Ele é voltado para tranquilizar jovens ou pessoas sem experiência profissional, ou até mesmo para aqueles que, apesar da experiência, ficam nervosos antes de passar por uma situação como essa.

1 - Estude sobre a empresa


Ao se candidatar a uma vaga de emprego é importante conhecer um pouco sobre a empresa que está oferecendo a oportunidade. Atualmente, maioria das empresas tem um site disponível na internet ou páginas em redes sociais e, geralmente, dentro desses meios encontramos tudo o que precisamos saber.

Em um site, por exemplo, podemos encontrar o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado, seguimento de atuação, seus fundadores, missão, visão e valores. Essas informações são muito importantes, pois o entrevistador pode fazer alguma pergunta sobre a empresa durante a entrevista.

Você não é obrigado a saber tudo, mas deve ter o mínimo de atenção. Portanto, não vá a uma entrevista sem ao menos conhecer o setor de atuação da empresa. Se ela não possui um bom site, procure alguma matéria na internet ou busque informações com alguém que a conhece, trabalha ou já trabalhou nela. Você pode procurar também no LinkedIn.

Caso o entrevistador pergunte de que forma você conheceu a empresa, seja sincero. Fale, por exemplo, que conheceu através de uma vaga oferecida em um site de emprego, pesquisou um pouco mais sobre ela na internet, se identificou com alguma característica e resolveu se candidatar.

Certa vez, eu fiquei sabendo de uma oportunidade em uma escola de inglês por meio de uma colega, que tomou conhecimento através da patroa dela que estudava na instituição de ensino. Eu não conhecia a escola, mas antes de levar meu currículo até lá, fiz uma pesquisa na internet. Acessei várias informações, mas foquei no método de ensino que eles ofereciam.

Depois, levei meu currículo e, após algumas semanas, me convidaram para uma entrevista. Uma das primeiras perguntas feitas pela entrevistadora foi como eu fiquei sabendo da vaga. E eu disse exatamente como aconteceu. Também expliquei que não conhecia a escola antes e pesquisei sobre ela na internet, tivemos de fato uma conversa. Para finalizar, a entrevistadora me testou e fez uma pergunta sobre o método de ensino utilizado na escola. E eu respondi corretamente de acordo com o que eu havia lido.

Enfim, o entrevistador quer apenas sinceridade. Vale ressaltar também que, antes da entrevista citada acima, eu respondi a um questionário com mais de 25 perguntas dissertativas sobre minha vida pessoal e profissional, e eu não sabia que haveria isso. Portanto, vá preparado para qualquer coisa, sem se prender a um padrão, pois ele não existe.


Primeira entrevista de emprego: como se preparar? 5 dicas eficazes!


2 - Aja de maneira natural


Você sabe como deve agir em uma entrevista de emprego? E se o entrevistador pedir para que fale um pouco sobre você? Ou que cite seus pontos positivos e negativos? O que responder diante de perguntas como essas?

Elas podem abrir um leque de interpretações, deixando você confuso e sem saber o que fazer. Para evitar isso, tenha em mente que, se o entrevistador fizer alguma dessas perguntas, ele não quer saber sobre sua vida pessoal, mas sim que você comente características que podem agregar valor a sua possível atuação dentro da empresa, para conhecer o seu perfil como funcionário.

Pode-se também ser perguntado o que atraiu você a vaga ou a empresa. Tente alinhar os objetivos da empresa com a sua visão de profissional, com aquilo que você espera para o seu futuro. Relate o que mais chama sua atenção nos serviços oferecidos por ela e porque você se identifica com isso.

Não decore respostas para possíveis perguntas que você encontra na internet, porque algo pode fugir do roteiro que você criou e memorizou, deixando-o perdido. Além disso, essa prática prejudica o seu desempenho, pois limita muito a sua capacidade criativa de resposta.

Buscar as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego é, de fato, muito importante para a sua preparação, assim você não é totalmente surpreendido. Mas, para quem nunca trabalhou antes, a maioria delas é irrelevante.

Se o entrevistador quer saber mais sobre você, aposte em contar experiências de vida, trabalhos voluntários, prêmios escolares, etc. Mas nada que fuja do assunto da conversa, fale apenas se sentir que é necessário ou se ele perguntar. Você pode achar essas informações insignificantes, mas ele tem muito interesse em conhecer o perfil do futuro funcionário da empresa.

3 - Apresente-se adequadamente  


Você sabe como se vestir para uma entrevista de emprego? 

Em alguns processos seletivos são exigidas vestimentas de acordo com o cargo a ser ocupado ou segmento da empresa. Em outros casos, a única exigência pode ser que você use calça comprida e tênis, por medida de segurança, caso vá a um ambiente como uma fábrica, por exemplo.

Em determinadas ocasiões o requisito pode ser uma roupa mais formal, que se adeque a cultura da empresa, podendo ser pedido até o uso de salto alto para as mulheres, mas isso é apenas para vagas mais específicas. Por fim, vemos que não há um padrão para as roupas que você deve usar. Portanto, para saber como se vestir da maneira correta, atente-se as orientações determinadas pela empresa que está oferecendo a vaga.

Se nada for passado, conheça o perfil da empresa e do cargo que você está se candidatando, analise como devem ser as vestimentas e use funcionários dessa empresa como exemplos. No mais, seja simples. Use camiseta ou blusa sem decotes, aberturas ou rasgões, dê preferência a uma calça e sapato fechado, como tênis ou sapatilha, sem fazer uso de adereços chamativos e perfumes com cheiros fortes. 

4 - Atente-se a sua higiene e apresentação pessoal


Como você viu na dica anterior, para a sua primeira entrevista de emprego não é necessário nenhum requinte, nem usar trajes de executivos. Mas é importante dar atenção a sua higiene pessoal. Suas roupas precisam estar limpas, sem odores fortes, como de perfumes ou sabão, pois o entrevistador pode ser alérgico ou o ambiente muito fechado, fazendo com que o cheiro torne-se algo incômodo para os que estão presentes, inclusive para você.

Além disso, não masque chiclete ou tenha uma bala na boca, isso dificulta a comunicação entre você e o entrevistador. Também evite os vícios na fala, como “tipo”, “e” ou “né” ao conversar.

É importante ficar atento a sua postura ao sentar, não fique largado, mas também não fique paralisado, demonstrando desconforto e sem conseguir relaxar. Evite manias de mexer no cabelo, estalar os dedos ou movimentar a mão de maneira exagerada ao falar.

E, quando você for contratado, continue exercendo essas dicas, elas são indispensáveis para o bom convívio no trabalho, não só para causar uma boa impressão na entrevista.

5 - Pesquise a média salarial da vaga que você está se candidatando 


Mesmo que você nunca tenha trabalhado antes, o entrevistador pode perguntar qual é a sua pretensão salarial e, para não ser surpreendido e ficar sem saber o que responder, faça uma pesquisa da média salarial da vaga pretendida.

E, caso a pergunta surja, você pode responder sem medo que espera um salário compatível com o mercado.

Para finalizar as dicas de como se preparar para a sua primeira entrevista de emprego 


Mantenha a calma! 


Fique tranquilo, não tenha medo e não se desespere. Aguardar uma situação como essa pode lhe encher de expectativa e causar ansiedade. Mas não é preciso se preocupar.

Logo verá que é bem mais fácil do que você imagina e que não é um bicho de sete cabeças. Enfrente seus desafios com maestria. A sua essência é o que importa!

Seja pontual!


Atente-se ao horário e planeje-se para não se atrasar, principalmente se você mora longe do local da entrevista. Lembre-se que, imprevistos acontecem, mas não é necessário chegar 1 hora antes do combinado, 15 minutos de antecedência está perfeito.

Boa sorte! 
Gostou das dicas? Comente o que você achou e se te ajudou! Vou amar ler e responder o seu comentário <3

Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves