25 junho 2019

Metas e Objetivos são a mesma coisa? Saiba a diferença!

25 junho 2019

Encontramos vários artigos e conteúdos na internet que falam sobre como atingir metas e objetivos, porém muita gente confunde esses dois termos e acreditam que eles têm o mesmo significado, sendo apenas sinônimos.

Mas não é bem assim.

Os termos são diferentes, mas possuem conceitos fáceis de entender e por isso neste post eu vou te explicar qual é a diferença entre meta e objetivo de forma simples!

Metas e Objetivos são a mesma coisa? Saiba a diferença!

Diferença entre meta e objetivo

O que significa objetivo e meta? 


Objetivo significa algo que você tem a intenção de alcançar. Ele pode ser entendido apenas como um sonho que você pretende realizar, mas não há meios definidos para isso, ou seja, não há um plano estabelecido.

Por exemplo, você pode ter como objetivo fazer uma viagem, mas ainda não definiu o destino, a data em que vai viajar, o lugar onde ficará hospedado, qual será o meio de transporte, de quanto dinheiro vai precisar e qual a forma de pagamento. É apenas um sonho, um desejo de conhecer um novo lugar.

Já a meta é algo mais fundamentado. É onde você define os meios para atingir os seus objetivos e determina data para isso acontecer.

Como alcançar um objetivo?


Alcançar um determinado objetivo pode parecer uma tarefa difícil, ficando ainda mais complicado quando você não possui um planejamento.

Ter um planejamento ajuda a transformar o seu objetivo em meta, tornando-o algo alcançável.

Como fazer um bom planejamento para atingir uma meta? 


É importante lembrar que a elaboração de um planejamento vai depender de cada meta a ser atingida e deve atender as necessidades e ser adaptada a realidade de cada pessoa.

Então, vamos ver algumas dicas que facilitam essa importante missão.

Devem fazer parte de um planejamento para atingir uma meta pelo menos 2 pontos fundamentais, são eles: 


1. Os Recursos 


Não há como atingir uma meta sem saber quais são os recursos necessários para isso. Portanto, no seu planejamento, você precisa estipular 3 tipos de recursos:


  • Recursos físicos: correspondem aos materiais a serem utilizados. Para fazer uma viagem, por exemplo, você precisa de materiais básicos como uma mala, bagagem de mão, separar as roupas, produtos de higiene e remédios, tudo isso levando em consideração o destino da viagem. Faça uma lista de todos os materiais que você irá precisar com antecedência.

  • Recursos financeiros: refere-se à quantia em dinheiro necessária para você alcançar a sua meta. O ideal é fazer um orçamento e um planejamento financeiro, porque eles são indispensáveis para o sucesso de qualquer meta que precise de dinheiro.

  • Recursos humanos: representa as pessoas que você precisa mobilizar para ajudar na sua missão. Quem pode ajudar você? Como podem ajudar?  Quais tarefas você pode delegar para essas pessoas?

Planejamento para alcançar uma meta

2. A Data


Após definir quais recursos serão utilizados para alcançar a sua meta, é hora de estabelecer uma data.

Defina quando você pretende atingir a sua meta. Mas seja realista.

E a partir daí trabalhe em harmonia com o seu planejamento para obter resultados positivos.

Acompanhe o desempenho do seu planejamento


Para o sucesso de qualquer plano é imprescindível acompanhar seu andamento. Fazendo isso é possível saber o que está ou não dando certo e, assim, analisar o que pode ser modificado para melhorar os resultados.

Tudo isso serve para fazer com que um sonho vire uma meta e passe a ser algo verdadeiramente possível para você. 

Gostou da definição de meta e objetivo? Deixe a sua opinião, vai ser um prazer ler e responder seu comentário! <3

Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

Um comentário:

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves