07 outubro 2019

Como parar de procrastinar? Conheça 7 dicas infalíveis!

07 outubro 2019


Imagine que você tem uma atividade escolar muito importante para fazer, porém é daquela disciplina que você menos gosta e domina. Pensando nisso, a melhor decisão é iniciá-la o quanto antes, mas você prefere deixar para começar depois, afinal, o prazo para a entrega é só daqui a um mês. Durante esse período você usa seu tempo para ver filmes, maratonar séries e, quando percebe, os dias estão passando.

Logo você decide iniciar a sua atividade, mas antes, da uma olhadinha nas redes sociais, vê o noticiário na televisão e escuta alguma música. E mais uma vez, o tempo passou e você não fez nada para o seu trabalho importante.

O prazo está acabando! Faltam apenas alguns dias e por isso você determina que agora é a hora de começar, mas lembra que hoje é a estreia daquele seu programa de TV  favorito e não tem problema se adiar a sua tarefa um pouco mais, não é mesmo?

Você finalmente percebe que amanhã acaba definitivamente o prazo para a entrega. Desesperadamente você tenta fazer tudo o que não fez antes, não sabe por onde começar e, devido à complexidade do trabalho você sabe que não terminará a tempo. Para conseguir cumprir o prazo, decide virar a noite, comprometendo toda a qualidade do trabalho e também do seu sono.

Você já se viu em uma situação como essa? Isso acontece por causa da procrastinação.

Se você precisa de ajuda para não procrastinar mais e conseguir entregar todas as suas atividades dentro do prazo, com perfeição, sem desespero e ansiedade, neste post eu vou apresentar 7 dicas que vão resolver esse problema de uma vez por todas!

Como parar de procrastinar? Conheça 7 dicas infalíveis!



O que é procrastinar?


Procrastinar é o ato de adiar algo, seja uma tomada de decisão ou uma ação para iniciar uma determinada atividade.  É quando, diante de uma situação como essa, escolhe-se realizar algo mais prazeroso e que não necessite o emprego de energia para isso. Como, por exemplo, você decide assistir TV em vez de ler o capítulo de um livro importante para a sua prova. Não é preciso esforço para deitar no sofá e ver um programa de televisão, além disso, é muito mais atraente e divertido.

Geralmente, possuímos maior resistência em realizar tarefas de níveis mais complexos e com prazos determinados. Isso acontece porque, ao pensar na dificuldade de realizar essa atividade, criamos uma barreira entre a nossa mente e as nossas ações, o que nos impede de começar a fazer o que é preciso.

A procrastinação influencia seu cérebro a selecionar as tarefas mais fáceis de colocar em prática e faz você realizá-las antes de qualquer outra coisa. Além disso, ela também interfere na nossa saúde emocional, afetando os nossos relacionamentos interpessoais. Também causa ansiedade e afeta o nosso sono. Percebemos aqui que esse fator é prejudicial e devemos aprender a controlá-lo.

Alguns estudos científicos mostraram que procrastinar é algo natural podendo até mesmo ser uma condição genética, mas existem pessoas que se tornam procrastinadores em potencial, porque não sabem lidar com a situação.

Portanto, se a procrastinação existe de forma natural, o que podemos fazer para não procrastinar? A resposta está em treinar nosso cérebro e seguir algumas dicas para realizar todas as atividades de forma mais eficiente e dentro do prazo.

7 dicas infalíveis para acabar com a procrastinação


1 - Respire fundo e mantenha a calma para começar


Entenda que a procrastinação pode se tornar um hábito e ele precisa ser mudado aos poucos. Pode parecer difícil manter a calma em situações onde você tem a pressão de cumprir um prazo e considera a sua tarefa difícil de realizar.

Isso pode acabar deixando você ansioso e desesperado, mas é importante lembrar que esses sentimentos de angústia não levará você a lugar nenhum. O que precisa ser feito é entender a sua situação e se tranquilizar para começar a agir, buscando as melhores soluções. Estar nervoso impede você de pensar de maneira criativa, fazendo enxergar apenas problemas na sua frente.

2 - Pense nos benefícios que a conclusão dessa tarefa vai proporcionar para você 


Agora que você compreende que é necessário se manter tranquilo, pense em como você vai se sentir quando finalizar a sua tarefa. Imagine que você já realizou a sua tarefa, da maneira como você gostaria, tudo ocorreu bem. Qual é a sensação que isso lhe traz? Você provavelmente sentirá bem estar e felicidade.

Esse exercício trabalha a sua motivação, pois agora você vai se esforçar para se sentir assim, leve e com a sensação de dever cumprido.

3 - Use a Técnica Pomodoro e divida sua tarefa em pequenas partes


Eu diria que esse combo de dicas vale ouro e elas são umas das mais importantes quando o assunto é produtividade e prazo. Após trabalhar a sua mente para pensar positivamente sobre a situação da sua tarefa, é hora de se dedicar a fazê-la. 

Ao se deparar com uma tarefa complexa, você já imagina o quão tedioso é realizar uma mesma atividade por horas seguidas até finalizá-la. Portanto, para conseguir dar o seu melhor sem se entediar durante o processo, divida sua tarefa em partes menores. Por exemplo, se você precisa fazer um trabalho escolar, divida-o em etapas, como: pesquisar, estudar, escrever, digitar, revisar, imprimir.

E para administrar o seu tempo utilize a Técnica Pomodoro, que eu já expliquei como funciona nesse post aqui. Com ela você determina quanto tempo dedicará para cada etapa do seu trabalho. Assim, você não passará horas trabalhando exaustivamente para concluí-lo, evitando o cansaço que afeta a sua concentração e produtividade.


4 - Faça uma tarefa de cada vez


Tentar fazer várias tarefas ao mesmo tempo é um erro grave que pode afetar a sua produtividade. Além disso, prejudica o seu desempenho e a qualidade do trabalho que está sendo realizado.

Ser multitarefa pode ser benéfico, dependendo do cenário. Por exemplo, quando você está fazendo uma faxina na sua casa, você pode limpá-la enquanto as roupas estão na máquina, pois nesse caso a realização de uma tarefa não prejudica a outra.

Mas, quando se trata de um trabalho escolar, por exemplo, você não pode tentar estudar enquanto deixa sua comida cozinhando, pois aqui você pode acabar não absorvendo o conteúdo necessário por estar preocupado com a sua comida, ou até mesmo, esquecer ela no fogo e deixar queimar.

Portanto, concentre sua energia em finalizar uma tarefa por vez, assim você não se prejudica e consegue entregar o que deseja e sabe que é capaz de fazer.

5 - Crie um ambiente propício para realizar as suas tarefas  


Para muitas pessoas, ter um ambiente de estudos ou trabalho adequado pode ser algo difícil de conseguir, ainda mais quando você não mora sozinho e tem uma família grande com criança. Esse pode ser um dos maiores causadores da procrastinação na sua vida, porque você sempre espera o melhor momento, como o silêncio, para fazer as suas atividades.


Mas o que fazer quando não depende só de você?

Primeiramente, deve-se preparar a sua mente e corpo. Deixe claro que, no momento em que você determinar, irá se concentrar no que precisa fazer, sem desculpas ou atrasos e sem buscar alternativas mais atraentes e fáceis de colocar em prática.

Depois, elimine as distrações. Coloque seu celular no modo avião, não ligue a TV nem o rádio. Procure ficar longe de barulhos externos, feche portas e janelas se for preciso. E se sua família estiver falando muito alto, explique, com educação, que você precisa de silêncio para se concentrar. Logo verá que ficará cada vez mais fácil, pois eles vão entender sua situação e irão colaborar, respeitando o seu momento.


7 dicas para acabar com a procrastinação




6 - Seja gentil com você e se recompense 



Não exija muito de si mesmo. Quando você não se sente bem e se maltrata com palavras negativas por não realizar suas atividades dentro do prazo, você só está contribuindo para o acúmulo de mais emoções prejudiciais a sua saúde emocional, o que dificulta ainda mais o seu rendimento e aumenta sua frustração. Errar faz parte, o importante é consertar e aprender com os erros.


Além disso, a cada passo que você der para a conclusão da sua tarefa, se presenteie. Por exemplo, ao concluir a sua pesquisa, permita-se fazer algo que você goste, pode ser assistir a um episódio da sua série favorita, como uma forma de recompensa pelo seu esforço. E assim se sentirá mais motivado a seguir em frente.

Seja gentil consigo, ninguém reconhecerá o seu esforço a não ser você mesmo!

7 - Não seja perfeccionista



O perfeccionismo é um vilão para a sua produtividade. Por querer tudo perfeito, acaba esperando a inspiração chegar e o momento certo para começar, e isso pode paralisar você.

É preciso dar o primeiro passo, não se preocupe em manter tudo organizado. Para sair do lugar é preciso agir logo. Ficar esperando o momento perfeito pode atrasar muito a sua vida.

Para finalizar as dicas de como parar de procrastinar

É muito importante analisar o nosso comportamento para saber o que nos faz procrastinar e aprender a lidar melhor com essa situação, sem causar danos para a nossa saúde física, mental e emocional. Pois o que não curamos na mente o corpo transforma em doença.

Observe quais pensamentos cercam você quando escolhe procrastinar. Em seguida, mude seu estado mental e pense apenas nas vantagens de finalizar as suas tarefas. Isso ajuda a eliminar a sensação de fazer algo por obrigação e também diminui a resistência enfrentada.

Se preferir, anote todas as tarefas que você tem procrastinado e comece a fazer as mais importantes, urgentes ou com prazos determinados. Assim, à medida que você for concluindo, risque cada uma delas, isso aumenta sua motivação para fazer cada vez mais e você descobre que realmente é capaz de fazer até as tarefas consideradas mais difíceis.

Lembre-se que essas dicas só dependem de você para funcionar. Enfrente seu espírito procrastinador, não se afogue em uma onda de ansiedade e desespero.

Permita-se ter uma vida mais leve e prazerosa, sem se deixar levar pela maré da procrastinação! 

7 dicas para acabar com a procrastinação


Gostou das dicas? Deixe sua opinião! Vou amar ler e responder o seu comentário! <3

Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves