15 abril 2019

Como ser mais produtivo: descubra os 7 melhores hábitos matinais!

15 abril 2019

Criar uma espécie de ritual ao despertar, antes de realizar suas tarefas diárias, ajuda você a não se sentir pressionado, perdido, ou ficar ansioso para começar a executar as atividades no mesmo instante em que levanta da cama. Isso acontece porque você sabe que após esse ritual irá produzir com maior qualidade e fazer o seu dia render mais.

Ter uma rotina também evita você de levantar no piloto automático e ir direto para as suas obrigações, sem ao menos organizar por onde vai começar.

Pensando nisso, neste post vou te mostrar os 7 melhores hábitos matinais que tornarão você uma pessoa mais produtiva e com maior qualidade de vida.


Como ser mais produtivo: descubra os 7 melhores hábitos matinais!

7 melhores hábitos matinais para ser mais produtivo



1° Acorde cedo



Ao acordar cedo, sua mente está desacelerada e limpa, livre de poluentes externos e de preocupações. É só você e a sua mente.

Além disso, quando você decide acordar mais cedo do que o habitual, elimina aquele sentimento de que está atrasado com relação as suas atividades do dia. Acordando tarde, você fica com a sensação de que perdeu parte do seu dia.

Tenha um propósito para sair da cama cedo. Seja por um sonho, por sua saúde, por seu trabalho. Enfim, tenha um planejamento! Ter metas e objetivos bem definidos ajudam você a levar a vida com mais entusiasmo e querer trabalhar por eles, e para isso, você precisa de tempo. E acordar cedo torna o dia mais longo.

Comece aos poucos, não vá dormir meia-noite e querer acordar às 5 da manhã, isso só vai prejudicar o seu rendimento e a sua qualidade de vida. Inicie indo dormir 20 minutos mais cedo, e acordando 20 minutos mais cedo, e vá aumentando gradativamente. Você precisa encontrar o seu melhor horário, que te permita dormir e acordar mais cedo. Pois, não adianta apenas querer acordar cedo se você não descansou o suficiente durante a noite.

Se você se sente uma pessoa noturna, que realiza as atividades à noite e descansa de dia, experimente tentar acordar mais cedo e ser produtivo pela manhã

Estudos indicam que o sono durante o dia não é tão reparador quanto o sono noturno, e que isso afeta o nosso relógio biológico, prejudicando a nossa disposição, porque, biologicamente, somos “programados” para acordar com a luz do sol e nos deitar quando ele se põe.

Atualmente, eu levanto às 05h30min. Sempre me senti bem acordando cedo, mas às vezes chegava a dormir até às 9h, o que não me rendia muito, apenas sono, cansaço e indisposição. Esperava ansiosamente a noite chegar para poder dormir de novo. E quando a noite chegava, procrastinava a hora do sono, perdendo tempo olhando redes sociais. E começava tudo de novo. Isso gera um círculo vicioso. Se você se sente assim, é sinal de que está na hora de mudar.

+Dica importante: quando seu despertador tocar, não utilize o botão soneca. Adiar sua saída da cama não te ajuda em nada, pelo contrário, faz mal para o seu corpo e para você.

Outra sugestão é deixar o seu despertador ou celular longe, assim você vai ter a obrigação de levantar da cama e desligá-lo, e uma vez de pé, não irá mais se deitar.


2° Arrume a cama ao levantar



Arrumar a cama ao levantar ajuda você a não ficar enrolando para começar a aproveitar o seu dia. Evite usá-la para ficar mexendo no celular, assistir TV ou simplesmente procrastinar. Ela deve ser usada para o descanso e não para ficarmos adiando nossa vida nela, desse modo você encontra dificuldades para adormecer e descansar a noite. Essa resistência acontece porque seu corpo se acostuma e não reconhece a cama como um local para dormir, principalmente se você costuma ficar largado o dia inteiro nela.

Esse hábito também incentiva você a realizar as próximas atividades do seu dia. 

Faça o teste!


3° Tome banho pela manhã


Pode parecer bobagem, mas tomar banho de manhã faz muita diferença. O banho matutino revitaliza, elimina as energias do dia anterior e deixa você preparado para dar início a um novo dia, renovado e com mais disposição. Além disso, ele o deixa cheiroso e limpinho.

O banho remove as impurezas e células mortas da pele, e nós produzimos suor enquanto dormimos.

Opte pelo banho frio ou gelado ao acordar de manhã, porque ele vai deixá-lo mais animado e também ativará a circulação. Vai despertar você, dando mais energia.

Deixe o banho morno para o fim do dia, já que ele elimina tensões e proporciona relaxamento.


4° Não verifique as redes sociais


Os acontecimentos não param, são milhares de notícias diariamente, vindas de todo o mundo. Ser atingindo por uma onda de informação ao acordar não é saudável. Enche sua mente de problemas externos, deixa você ansioso e preocupado.

Então, fique longe dessas informações quando despertar. Vale até não checar quantas pessoas curtiram sua foto no Instagram, ou os stories daquela personalidade da internet que você gosta para saber o que ela andou fazendo enquanto você dormia. Também é válido deixar o seu celular no modo avião e não ligar a TV nem o rádio.

Esse hábito ajudará você a focar as primeiras horas do seu dia no que realmente importa: a sua vida!


Como ser mais produtivo: descubra os 7 melhores hábitos matinais!



5° Tome sol


Ao tomar sol de manhã você terá mais energia e se sentirá mais vivo para desfrutar o dia. A luz do sol nos desperta, isso é um fator biológico.

vários benefícios em tomar sol. Ele ajuda a produzir vitamina D, proporciona sensação de bem-estar e felicidade, promovendo o bom humor. Essa é uma boa maneira de começar o dia. Além disso, o sol auxilia a regular o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente a doenças relacionadas à imunidade.

+Dica: escolha roupas leves para tomar sol e não é necessário o uso do protetor solar, pois você irá fazer isso antes das 10h.



6° Medite


A meditação ajuda a manter a mente calma e limpa, auxilia na concentração, dentre muitos outros benefícios. É uma ótima prática para ser feita de manhã, pois prepara você para manter o foco nas próximas atividades do seu dia.

Há várias técnicas de meditação, encontre a melhor para você! 

Mas, aqui vai uma dica para quem não sabe por onde começar: sente-se em um local calmo, fique em silêncio, de olhos fechados e foque somente na sua respiração, inspire e expire, devagar. Foi dessa maneira que comecei a meditar.

Além disso, você pode repetir mantras, ou simplesmente mentalizar questões positivas que englobam a sua vida. Pode ainda, fazer uma oração. Apenas sinta o seu momento! Não reclamar, principalmente pela manhã, é também algo poderoso. Experimente!

+Dica: sua meditação pode ser feita enquanto você toma sol, una o útil ao agradável.



7° Pratique exercícios físicos


Além de ser muito saudável praticá-los, exercícios físicos deixam você mais disposto pela manhã.

Fazer uma caminhada, corrida leve, pular corda ou andar de bicicleta por alguns minutos, são algumas das opções que você pode escolher. Faça o que mais te anima!

Qualquer que seja a atividade física, feita com moderação, vai deixá-lo mais ativo para ser mais produtivo e, principalmente, ter mais qualidade de vida!


Para finalizar as dicas para ser mais produtivo...


Praticar esses hábitos pela manhã com certeza vai tornar os seus dias mais produtivos e você conseguirá dar o melhor de si. Tente!

Afinal, os seus resultados no fim do dia está relacionado à maneira como ele começa.

É importante lembrar que não há uma ordem correta para cada hábito, coloquei apenas da maneira como eu costumo fazer e que funciona para mim.

Adapte para a sua realidade.

O ideal é manter apenas sempre uma mesma ordem, para que assim se sustente a ideia de ritual e você e sua mente se acostume com isso. Depois você verá que ficará quase impossível pular alguma parte, de tanto que você estará habituado a sua rotina.

E então, qual desses hábitos você já pratica pela manhã? Me conta aí!


Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves