07 agosto 2020

Como organizar os estudos na quarentena? 4 dicas para estudar melhor em casa!

07 agosto 2020


Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, milhares de pessoas ao redor do mundo tiveram suas rotinas modificadas repentinamente.

Com escolas e faculdades fechadas para evitar a propagação do vírus, muitos estudantes foram prejudicados, sendo necessárias novas adaptações para dar continuidade aos estudos.

A internet virou uma grande aliada e passou a ser o recurso mais utilizado pelas instituições de ensino a fim de seguir com o planejamento pedagógico, fazendo os conteúdos e as provas chegarem até seus alunos.

Salas de aulas online foram criadas para promover a interação entre professores e estudantes, algo que tem funcionado para não os deixar em atraso com o ano letivo.

Porém, as metodologias adotadas implicam mais responsabilidades para os estudantesÉ preciso ser produtivo, mas sem causar danos as suas saúdes física, mental e emocional. 

Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a estudar em casa de maneira mais eficiente e produtiva, facilitando também o enfrentamento desse momento delicado que estamos vivendo.

Como organizar os estudos na quarentena? 4 dicas para estudar melhor em casa!





4 dicas para organizar os estudos na quarentena e ser produtivo ao estudar em casa!


1 - Tenha um ambiente de estudos apropriado


Ter um local de estudos adequado melhora o seu desempenho e aumenta sua motivação para estudar.

Portanto, não use qualquer espaço da casa para realizar as suas atividades escolares e otimize seu ambiente de estudos. Organize sua mesa mantendo com você apenas o essencial.


Para isso separe todos os materiais necessários, como por exemplo canetas, livros, cadernos e apostilas antes mesmo de começar a estudar. Assim você não interrompe o seu momento de concentração para procurar algum objeto.

Também elimine as distrações. Coloque seu celular no modo avião, não ligue a TV nem o rádio e procure ficar longe de barulhos externos.


Além disso, é necessário pedir a colaboração da sua família para obter sucesso nos seus estudos, pois o ideal é que seu espaço não possua uma grande circulação de pessoas.

Por isso, explique que você precisa de silêncio para se concentrar e se dedicar as suas tarefas para que haja respeito durante esse momento.

2 – Estabeleça horários para estudar


Nas instituições de ensino temos uma rotina de estudos com dias e horários definidos, bem como a disciplina a ser estudada, o conteúdo a ser abordado e a duração de cada aula.

Isso acontece através do planejamento pedagógico que tem como objetivo organizar o ano letivo para que as metas de aprendizagem sejam alcançadas.

Ao estudar em casa, também é necessário estabelecer horários a fim de manter a produtividade nos estudos mesmo durante a quarentena.

Por esse motivo, determine quais momentos do seu dia serão dedicados as atividades escolares e divida esse tempo em sessões de estudo e pausas, assim evita o cansaço que, por sua vez, causa a falta de concentração.

As pausas são importantes para recarregar as energias, descansar o cérebro, absorver melhor o conteúdo estudado e manter sua concentração e rendimento quando retornar as atividades, portanto não as ignore.

Estar em casa não é sinônimo de estudar durante todo o dia, assim como não significa deixar seus estudos para depois, acumulando tarefas. O ideal é buscar o equilíbrio em relação a isso.


3 - Não estude de pijama


Ao acordar, arrume-se para começar bem o dia, tome um banho para despertar e vista uma roupa confortável. Isso melhora a sua disposição e o incentiva a estudar. Estar em casa não é motivo para estudar de qualquer maneira.


Também se alimente corretamente e tome um café da manhã reforçado, além de ser saudável evita a desatenção.


Além disso, faça um pequeno ciclo de alongamentos e atividades físicas antes de começar a estudar, você pode dedicar pelo menos 15 minutos para fazê-los.

Isso aumentará sua energia, seu rendimento e concentração, além de ajudar a corrigir a postura, diminuir o estresse diário e prevenir o sedentarismo durante a quarentena.


4 – Mantenha a disciplina e esteja preparado para o retorno! 


Apesar de ser muito difícil, o momento em que estamos vivendo passará. A quarentena acabará e nós teremos a oportunidade de retornarmos as nossas atividades fora de casa da maneira mais normal possível.

Escolas e faculdades voltarão a funcionar e seus alunos devem estar preparados para esse retorno.

Por isso, é necessário que você esteja em dia com os seus estudos para poder voltar as aulas presenciais com mais tranquilidade.

Mantenha a disciplina e não se desligue das atividades escolares. Aproveite as aulas online para ter um bom rendimento. Faça anotações, esclareça dúvidas, pesquise e revise periodicamente.

Lembre-se que seus estudos devem ser um compromisso com você mesmo. Portanto, respeite os horários que foram definidos e seja consistente.

Para concluir


Sair de casa para encontrar os colegas de classe e participar de alguns momentos de descontração em sala de aula, na maioria das vezes, servem como um incentivo para os estudos.

Com a falta desses elementos é necessário buscar algo que o incentive a continuar estudando em casa.

Para isso o ideal é criar recompensas a fim de encontrar um equilíbrio.

Faça pequenos acordos com você mesmo. Por exemplo, a cada aula assistida ou atividade finalizada permita-se fazer algo que você goste, pode ser assistir a um episódio da sua série favorita, como uma forma de recompensa pelo seu esforço.

Além disso, sabemos que nesse período sentimentos como estresse, ansiedade e insegurança pelo futuro aumentaram, e a falta de contato social agravou a situação.

Para não ser consumido por essas emoções, procure se dedicar a algo relaxante que possa reduzir os sentimentos ruins trazidos ou intensificados pela pandemia.

Leia mais, adquira novos hábitos alimentares, aprenda a tocar algum instrumento, faça atividades que exercitem o cérebro e o corpo.

Também mantenha contato com os colegas. Promova uma interação, mesmo que virtual, para compartilhar as experiências e os aprendizados desse período.

Assim você ficará mais motivado a seguir em frente.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário, vou amar ler e responder você! <3
Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga também o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves