15 julho 2019

Como tirar 10 em todas as provas no Ensino Médio? Confira 8 dicas infalíveis!

15 julho 2019


Rotina de estudante pode ser muito cansativa, mas há quem julgue que apenas estudar não é motivo para ficar cansado, porém nós sabemos que não é bem assim.

Ser estudante também nos desgasta muito, as escolas estão ficando cada vez mais exigentes e a família muitas vezes acaba nos cobrando demais. Para quem tem uma jornada dupla, como trabalho e escola, ou escola e pré-vestibular esse desgaste pode ser ainda maior.

E quando chega a semana de provas, a mente e o corpo ficam mais sobrecarregados. Você pode acabar se enrolando pela falta de administração do tempo e não conseguir revisar a matéria necessária. Isso pode ser ocasionado pela falta de um planejamento adequado para se preparar para as provas.

Se você precisa de ajuda para melhorar as notas na escola, neste post eu vou te mostrar 8 dicas infalíveis que vão fazer você tirar nota 10 em todas as provas.

Como tirar 10 em todas as provas no Ensino Médio? Confira 8 dicas infalíveis!


8 dicas infalíveis para tirar nota 10 em todas as provas


1° Faça anotações durante as aulas


Fazer anotações à mão estimula o cérebro a memorizar mais facilmente o que você está estudando.

Ao colocarmos as palavras no papel, as áreas responsáveis pelo raciocínio, linguagem e memória - essenciais para a aprendizagem - são ativadas. Fonte: Educa Mais Brasil.

Além disso, durante as aulas são passadas muitas informações importantes. O professor tende a explicar de forma mais simples aquilo que ele disponibiliza no quadro. Esse também é o momento de fazer perguntas, caso surjam dúvidas.

Anote pontos importantes da fala do seu professor, curiosidades ditas em sala de aula e até dúvidas de seus colegas, assim vai reunir um vasto material para você estudar.

Vale lembrar também que, mesmo sendo raro, você pode ter uma prova com consulta, e suas anotações ajudam a fazer esse tipo de teste.

2° Revise o conteúdo das aulas no mesmo dia em que foi passado 


Como estudante você já deve ter deixado para revisar o conteúdo apenas na semana de provas, o que causa um grande estresse, pois esse período já é naturalmente intenso e em muitas escolas não há apenas uma prova por dia.

Revise a matéria todos os dias, na mesma proporção em que ela é passada, reserve alguns minutos do seu dia para isso. E mesmo que não tenha tarefa para fazer, é importante estudar diariamente.

Assim evita o acúmulo de matéria e o estresse que isso causa. Também evita o desespero e a ansiedade antes das provas, e você ainda ganha tempo para tirar as dúvidas que surgirem. Use a Técnica Pomodoro para gerenciar o seu tempo de estudo.

Portanto, não ocasione um esgotamento mental e físico na semana de provas, estude com antecedência e só revise o que for necessário durante essa semana.

3° Faça resumos eficientes


Resumos eficientes são aqueles que englobam o que é verdadeiramente importante sobre o assunto, sem excesso nem falta de informação, apenas o suficiente.

O ideal é fazer um modelo de resumo que facilite os seus estudos e a sua compreensão, faça do jeito que funciona melhor para você.

Mas vou dar uma dica para quem não sabe por onde começar: para fazer os meus resumos eu utilizo perguntas a fim de conhecer melhor o conteúdo. O que é, para que serve, onde e quando surgiu são exemplos dessas perguntas.

Eu me questiono a respeito do assunto a ser estudado, reúno dúvidas dos meus colegas e sugestões de buscas no Google, seleciono as principais e crio tópicos para ser utilizados no resumo.

8 dicas infalíveis para tirar nota 10 em todas as provas!
As perguntas variam de acordo com o assunto, então selecione as suas dúvidas mais frequentes. Pense o que o professor pode colocar na prova e o que você precisa saber para fazê-la.

4° Exercite o que você estudou respondendo a testes sobre o assunto 


Fazer testes sobre o conteúdo estudado é uma ótima forma de avaliar os seus conhecimentos. Há muitos questionários online disponíveis gratuitos, de diversos assuntos. Não há nada que você não encontre na internet.


Muitas vezes você acaba encontrando perguntas parecidas ou até iguais as que o seu professor vai usar, pois há algumas que são quase obrigatórias para saber se os alunos compreenderam o assunto e seguir com a grade curricular.


E, com os seus resultados, você pode analisar se seus resumos e métodos de estudos estão sendo eficientes durante a sua preparação para as provas da escola.


5° Tenha uma rotina de estudos


Para que as dicas anteriores funcionem você precisa ser disciplinado. Mantenha uma rotina de estudos, organize os conteúdos e defina horários para estudar. E o mais importante: respeite esses horários.

O hábito de estudar deve ser construído dia após dia e ser mantido para que você faça isso com naturalidade.

6° Explique o que você entendeu aos colegas


Explicar o que você estuda ajuda o cérebro a fixar melhor o conteúdo e guardá-lo na memória. Isso acontece porque ele aprende quando você raciocina sobre um determinado assunto, e ao falar sobre esse assunto para alguém você está refletindo sobre ele e tudo o que sabe a respeito.

Troque experiências e anotações com seus colegas, e acrescente ao seu material de estudos.

8 dicas infalíveis que vão fazer você tirar nota 10 em todas as provas

7° Saiba descansar


Estudar muitas horas por dia não significa que você terá um bom desempenho na prova, pelo contrário, isso pode acabar prejudicando sua saúde e o seu rendimento escolar.


É melhor estudar menos e com mais qualidade do que sobrecarregar o seu cérebro. Você e ele precisam de descanso para absorver as informações. Você pode não obter os resultados esperados por falta de repouso, por não dormir o suficiente e nem relaxar.


Por isso, é importante saber a hora de parar. Tenha o sono regular e faça exercícios físicos, nada fará você tirar nota 10 nas provas se não estiver bem fisicamente e mentalmente.

8° Mantenha a calma na hora da prova


Após colocar em prática todas as dicas anteriores e chegar o momento de fazer a prova, mantenha a calma e confie em você!

Leia o enunciado e as questões com atenção. Antes de começar a responder, use um cantinho da prova ou uma folha de rascunho, se for permitido, para fazer anotações de informações que você achar importante.

Muitas vezes, também, há questões que possuem referências que ajudam nas respostas de outras, por isso a importância em ser atento ao ler a prova.

Para finalizar as dicas de como tirar nota 10 em todas as provas da escola...


Não revise novamente o conteúdo alguns minutos antes da prova ser aplicada. Isso pode confundir o seu cérebro e deixar você ansioso. Permita que sua mente fique livre para pensar e não sobrecarregada de informações.

Fuja do perfeccionismo! As suas respostas não precisam estar iguais as suas anotações ou resumos, com cada ponto e vírgula no mesmo lugar. Os professores avaliam melhor as respostas escritas com suas próprias palavras e entendimento, sem copia e cola. E com todos esses estudos você terá bagagem suficiente para responder a prova tranquilamente.


Gostou das dicas?  Deixe sua opinião, vai ser um prazer ler e responder o seu comentário! <3


Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, muito obrigada por deixar o seu comentário e eu fico muito feliz que as dicas te ajudaram!

      Abraços!

      Excluir

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves