08 abril 2020

Como começar a estudar sozinho para concurso? Descubra 5 dicas poderosas!

08 abril 2020

Se preparar sozinho em casa para concurso público é um desafio, principalmente para quem é inexperiente e não sabe por onde começar, o que estudar e qual a forma mais eficaz para aprender.

No início desse ano decidi aceitar esse desafio, que até então era algo que nunca havia almejado, e prestei um concurso pela primeira vez.

Estudando sozinha e com apenas três semanas antes do dia de aplicação da prova para me preparar, encarei como uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento e poder dividir isso com vocês, leitores.

Mesmo com pouco tempo de estudo, senti que entreguei a melhor primeira prova que poderia fazer, acertando 70% das questões.

Baseado na minha experiência, neste post compartilharei algumas dicas que fizeram toda a diferença durante essa jornada.

Como começar a estudar sozinho para concurso? Descubra 5 dicas poderosas!




É fato que começar a estudar com antecedência é uma grande vantagem, já que o período entre a divulgação e a realização do certame é muito curto, cerca de um ou dois meses.

Mas muitas pessoas iniciantes, assim como eu, quando decidem tentar sem a ajuda de ninguém, não estão acostumadas com essa rotina ou não tem conhecimento dos calendários de concursos previstos. 

Por isso, na maioria das vezes acabam se informando apenas a partir da publicação do edital, tendo pouquíssimo tempo para se preparar.

No meu caso, foi aproximadamente um mês entre a publicação e aplicação da prova. Por ser confirmado em período de fim de ano, levei alguns dias para tomar conhecimento e decidir realizar minha inscrição.

Com a decisão tomada, busquei alguma metodologia que funcionasse para mim dentro do prazo a ser cumprido, onde desenvolvi algumas estratégias de estudos que compartilharei agora. Confira!

5 dicas poderosas para estudar sozinho para concurso público

Essas dicas servem para quem terá um curto período de preparação, seja pela proximidade da data do certame ou por possuir outras ocupações, podendo dedicar apenas algumas horas do dia para estudar. 

1 – Leia atentamente o edital


A leitura do edital é indispensável.

Através dele você terá acesso a muitas informações importantes sobre as etapas do concurso, os critérios de avaliação, o quadro de vagas disponíveis, o cronograma previsto, as atribuições dos cargos e, principalmente, o conteúdo programático e a banca realizadora do certame.

É essencial conhecer o que cairá na sua prova para não ser pego de surpresa. Isso também ajuda você a elaborar o seu cronograma de estudos com mais facilidade. 

Existem pessoas que não fazem ideia de que no edital estão disponíveis os assuntos a serem abordados em cada disciplina, o que resulta em estudos pouco eficientes.

Além disso, atente-se as regras do certame e as condições que podem desclassificar você.

2 – Separe o conteúdo programático de cada disciplina em pequenos grupos 


Isso consiste em analisar o conteúdo e definir uma ordem lógica de estudo, priorizando os assuntos que servem como base para aprender outros.

Para você ter uma ideia de como fazer essa separação, veja abaixo um exemplo de como funcionou a minha divisão da disciplina de Língua Portuguesa:

Estudar sozinho em casa para concurso - Língua Portuguesa


Observe que: são três grupos, um para cada semana de estudos que eu tive. Fiz isso com todas as quatro disciplinas, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Informática Básica e Administração Pública, totalizando quatro grupos a serem estudados por semana e doze em todo o período, de acordo com o meu cronograma.

O ideal é começar pelas disciplinas mais importantes e dedicar mais tempo a elas.

No meu caso, Língua Portuguesa possuía o maior peso e número de questões. Para ela havia 19 tópicos, alguns mais complexos que outros.

Antes de organizar meu cronograma, fiz algumas pesquisas rápidas sobre os conteúdos, para que, sem perder a lógica, os tópicos mais fáceis ficassem por último.

Não há uma regra de quantos tópicos devem fazer parte de cada grupo, mas tente equilibrar para não sobrecarregar o seu período de estudos definido, seja semanal, quinzenal ou mensal.

Intercale as disciplinas da maneira que você se sentir melhor, de acordo com as suas necessidades e objetivos. 

Vele lembrar que o mais importante é aprender e não simplesmente finalizar sua tabela.

Portanto, ao chegar no fim de uma semana, caso algum conteúdo não fosse estudado eu o realocava para a semana seguinte, pensando sempre em otimizar o tempo.

Também realizava alguns exercícios ao concluir um tópico como forma de fixá-los e ver se tinha a necessidade de reforçá-los ou não.

3 – Identifique seus pontos fortes e fracos


Antes de começar a estudar, busque por provas anteriores para analisar o quanto você sabe sobre os assuntos a serem cobrados e medir seu grau de dificuldade em cada disciplina.

Ao fazer isso você consegue identificar onde se concentram suas maiores dúvidas e guiar seus estudos focando no que interessa, sem perder tempo.


4 – Resolva provas anteriores da mesma banca, de mesmo nível e cargos semelhantes 


Ao longo dos seus estudos, essa prática tem como objetivo avaliar o seu nível de conhecimento e testar o desempenho do seu aprendizado.

Além disso, é fundamental para se familiarizar com o modelo de prova e questões cobrados pela banca, que geralmente são padronizados.

Também auxilia a aprender a ler os enunciados de maneira mais eficaz e compreender o que será pedido na questão apenas pela forma como ele está escrito, evitando cair em erros e pegadinhas.

A compreensão e interpretação correta dos textos ajudam na resolução de toda a prova.

5 – Simule o dia da prova 


É indispensável simular o dia da prova para aprender a administrar o relógio.

Divida o período de duração, em minutos, pelo número de questões e veja quanto poderá dedicar na resolução de cada pergunta.

Também inclua no seu cálculo o tempo destinado para elaborar sua redação.

Lembre-se que ela é muito importante, mas sem a quantidade mínima de acertos, sua produção textual não será corrigida. 

Na minha rotina, aos sábados e domingos eu realizava essa simulação.

Assim poderia examinar o quanto estava avançando, identificar minhas maiores dificuldades e me concentrar em resolvê-las.

Dica extra: organize uma rotina de estudos e respeite seus horários 


Independentemente de quanto tempo você determinar para se dedicar aos estudos, seja fiel a ele.

Cumpra seus horários e seja disciplinado para atingir o seu objetivo.

Devido ao prazo, estabeleci uma rotina de estudos intensa. Acordava às 5:30, tomava café da manhã, fazia um ritual de alongamentos e começava a estudar, com direito a pequenas pausas ao longo do dia.

Em determinados momentos pensei que não valeria a pena tanto esforço e cogitei desistir.

Mas percebi que, independente do resultado, seria uma ótima maneira de começar o ano, saindo da minha zona de conforto para experimentar algo novo.

E, de fato, foi algo surpreendentemente positivo para mim, pois me incentivou a retomar antigos e embarcar em novos projetos, tanto da minha vida pessoal quanto profissional.


Para concluir


Um dos meus objetivos é fazer você acreditar no seu potencial e descobrir que pode ter um ótimo primeiro resultado, sem desanimar com a ideia de que existem pessoas estudando há mais tempo.

Vale ressaltar que eu não paguei por nada, não fiz cursinho nem comprei apostilas, aproveitei apenas os conteúdos gratuitos disponíveis na internet.

Quanto aos materiais físicos, pelo pouco tempo, não havia necessidade de comprá-los, por isso reaproveitei cadernos antigos e um bloquinho de anotações para fazer pequenos resumos.

Mas, se você pode e quer investir, busque recomendações de cursos preparatórios, online ou presencial, escolha a melhor opção para você.

Você pode ter um melhor desempenho e aproveitamento com a orientação correta, basta querer.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário, vou amar ler e responder você! <3
Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga também o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves