15 abril 2020

Como ter um home office produtivo? 7 dicas para quem trabalha em casa!

15 abril 2020

Trabalhar de casa já é uma realidade para muitos profissionais que antes só podiam exercer suas funções dentro de uma empresa.

O home office é uma modalidade de trabalho que atende a empreendedores, autônomos e colaboradores contratados para cumprirem seus horários a distância.

Também chamado de trabalho remoto, essa ideia possui cada vez mais adeptos, seja pela modernização das empresas e exigência do chefe, pela liberdade de poder fazer seus próprios horários ou para se adaptar em momentos difíceis como o que estamos vivendo.

Independentemente da situação, é necessário estar atento as suas condições de trabalhoqualidade de vida, saúde e bem estar ao trabalhar em casa.

Para isso, confira algumas orientações que vão ajudar você a realizar suas tarefas e entregar os melhores resultados sem prejudicar sua saúde.

Como ter um home office produtivo? 7 dicas para quem trabalha em casa!



7 dicas para ter um home office de sucesso


1 – Prepare-se para começar o dia


O segredo para ter um dia de trabalho produtivo e com mais energia é se preparar.

Habitualmente, um profissional que trabalha longe de casa acorda cedo para se arrumar, tomar café da manhã, usar um transporte para chegar ao seu destino na hora certa e cumprir seu expediente.

Para quem tem o escritório em casa, essa rotina não pode ser diferente. Com exceção do tempo que você gastaria no percurso, todos os outros passos são mantidos.

Ao acordar, levante-se imediatamente, não adie a sua saída da cama e arrume-a em seguida. Isso incentivará você a realizar as próximas atividades do seu dia.

Arrume-se também, não trabalhe de pijama. Tome um banho pela manhã para despertar e aumentar sua disposição, vista uma roupa confortável e elimine o aspecto de quem acabou de acordar.

Trabalhe com conforto, mas seja profissional. A maneira como você se enxerga no espelho reflete no andamento do seu dia e na qualidade dos serviços que você realiza.

Além disso, caso precise atender algum cliente ou participar de uma reunião por videoconferência, estará apresentável e preparado para a ocasião.

Também se alimente corretamente e tome um café da manhã reforçado, além de ser muito saudável, evita a desatenção causada pela fome.

Não pule a primeira refeição do dia para ter mais tempo. Organize-se para que tudo tenha o seu momento.

Para isso, comece sua preparação na noite anterior, planeje com antecedência suas tarefas do dia seguinte.

Se necessário, durma e acorde mais cedo que o habitual, de trinta minutos a uma hora é suficiente para fazer diferença. Isso deixará o seu dia mais longo para que você fique pronto e possa trabalhar com mais tranquilidade.

Lembre-se que não perder tempo no trânsito é uma das grandes vantagens do home office, aproveite esse privilégio para investi-lo na sua qualidade de vida e trabalho.

2 – Faça um pequeno ritual de atividades físicas


Muitas empresas, antes de iniciar suas atividades ocupacionais, praticam a ginástica laboral com seus colaboradores.

Essa prática acrescenta vários benefícios a saúde do profissional, como: melhora a disposição, o rendimento e a concentração no trabalho, ajuda a corrigir a postura e diminuir o estresse diário, previne Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e evita o surgimento de doenças ocupacionais.

Por isso, reserve de 15 a 20 minutos antes de começar a trabalhar para realizar um pequeno ciclo de alongamentos e atividades físicas.

Você também pode investir em exercícios aeróbicos como uma caminhada, corrida leve, pular corda, andar de bicicleta ou até mesmo subir e descer escadas por alguns minutos, mas com cautela.

Além dos benefícios citados acima também aprimora sua condição física e previne a obesidade, principalmente se você trabalha sentado. 

Se puder faça isso a luz do sol da manhã para revitalizá-lo ainda mais.

Faça atividades para aquecer os músculos antes do trabalho, no meio do expediente para se movimentar e, ao finalizar o dia, para relaxar.

3 – Tenha um ambiente de trabalho adequado


Ter um espaço de trabalho apropriado é fundamental para executar suas atividades e atingir seus objetivos profissionais com aproveitamento.

Além de possuir os equipamentos corretos como mesa e cadeira da altura certa para não causar danos a coluna, luminária para não comprometer a visão e computador em bom estado, seu ambiente precisa estar limpo e organizado.

Isso envolve manter todos os materiais necessários ao seu alcance para não interromper seu momento de concentração e perder tempo ao procurar algo.

Por esse motivo, separe o que será utilizado e deixe próximo de você, mas sem poluir visualmente sua mesa nem atrapalhar sua locomoção.

Outro ponto importante é que seu local de trabalho não pode ter uma grande circulação de pessoas.

Portanto, não use qualquer espaço da casa como escritório, pois isso prejudica seu desempenho.

Além disso, mantenha-o sempre limpo, livre de sujeira e mau odores.

Elimine a bagunça, não deixe materiais, embalagens de alimentos, copos ou pratos espalhados.

Faça as refeições somente em local adequado, nada de comer enquanto trabalha, porque não é higiênico.

Essa organização não se limita apenas ao espaço físico, mas deve refletir também no virtual, no seu computador e demais aparelhos que costuma utilizar.

Não acumule arquivos, e-mails, programas ou aplicativos desnecessários, mantenha apenas o essencial.

Todo esse cuidado melhora sua motivação e aumenta sua produtividade.

4 – Adquira uma ótima conexão de internet


Uma rede de internet lenta e que cai com frequência, representa improdutividade para um home office, porque paralisa e atrasa seu trabalho.

Empresas, para ficarem em dia com seus clientes e fornecedores, possuem mais de uma rede. 

Logo, quando for possível, faça esse tipo de investimento. 

Uma ótima conexão também permite fazer vídeo chamadas com qualidade, caso precise atender algum cliente. 

Mas, para manter sua navegação segura, não use Wi-Fi público ou de pessoas que você não conhece, nem acesse sites não confiáveis. 

Lembre-se de, periodicamente, fazer cópias de segurança dos seus trabalhos para não perder nenhum projeto e precisar refazer.

5 – Elimine as distrações


A facilidade de se distrair pode ser considerada uma grande desvantagem do home office para quem não possui autocontrole.

O fato de estar em sua residência proporciona várias opções que podem causar a desatenção e, consequentemente, uma queda na qualidade do seu trabalho.

Ações como ligar a TV, usar as redes sociais, ir várias vezes ao banheiro ou a cozinha se tornam muito simples ao trabalhar em casa e estimulam a procrastinação, logo devem ser rigorosamente controladas.

Por isso, elimine as distrações. Só use o celular para atender ligações importantes ou urgentes, se puder, deixe-o no modo avião. Não ligue a TV nem o rádio, procure ficar longe de barulhos externos, determine pequenos intervalos para ir ao banheiro e mantenha-se hidratado. 

Se você mora com sua família, explique que, mesmo estando em casa, seu trabalho funciona como qualquer outro, sendo necessária a mesma dedicação, para que evitem fazer muito barulho e ficar passando no local onde você está.

Porém, é importante tomar cuidado para não limitar seus familiares a realizarem atividades rotineiras com normalidade, como assistir, conversar ou limpar a casa, para não gerar conflitos desnecessários.

6 – Planeje-se e organize sua rotina com horários definidos 


Para sua vida profissional funcionar corretamente é necessário comprometimento e disciplina, inclusive para não afetar seus interesses pessoais e suas relações familiares.

Mesmo que você tenha a liberdade de ser seu próprio chefe e fazer seus horários, a regularidade é imprescindível.

Ser disciplinado é uma das principais características de um home office bem sucedido. 

Portanto, determine uma jornada diária de trabalho, o início e fim do seu expediente, estabeleça como esse tempo será divido e quais tarefas serão executadas.

Um profissional sem visão não prospera. Por isso é importante fazer um planejamento das suas metas anuais, definindo o que é preciso ser feito mensalmente, semanalmente e diariamente para alcançá-las.

Além disso, reserve espaço para pequenas pausas ao longo do dia, para horários de almoço e lanche, também para praticar os alongamentos, como citado na dica 2.

Se você tiver com algum bloqueio criativo, esses intervalos ajudarão as ideias a fluírem com mais facilidade e logo encontrará soluções para o seu problema. Mas, seja pontual na hora de voltar ao trabalho para não acumular tarefas.

Estando em casa você ainda tem a vantagem de comer saudável, dedique algum tempo para preparar suas refeições e evitar fast-foods.


7 – Saiba descansar


Com seu escritório sempre por perto, fica difícil se distanciar totalmente do trabalho.

Porém, é fundamental saber separar o profissional do pessoal para não ultrapassar seus limites físicos e psicológicos.

Ter folgas e momentos de descanso é essencial para qualquer pessoa, por isso a organização auxilia você a não confundir os horários.

Saiba aproveitar sua vida e ter períodos de lazer, sozinho ou com quem você ama, o importante mesmo é se divertir e relaxar.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário, vou amar ler e responder você! <3
Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga também o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves