01 abril 2020

Descubra 8 hábitos que te impedem de economizar dinheiro!

01 abril 2020


Guardar uma quantia do salário todos os meses nos ajuda em momentos de imprevistos que necessitem de dinheiro urgente, como uma doença ou até mesmo o desemprego.

Mas, seja por possuir uma renda insuficiente, por falta de controle, conhecimento ou disciplina, poupar não é um hábito muito comum da maioria dos brasileiros.

Apesar de existirem motivos para isso não acontecer, há alguns costumes que prejudicam a sua vida financeira sem que você perceba, mas que podem ser substituídos ou eliminados para transformar a sua realidade.

Descubra agora mesmo quais são os 8 hábitos que fazem você perder dinheiro e te impossibilita de economizar! 

Descubra 8 hábitos que te impedem de economizar dinheiro


1 – Não planejar os gastos


A falta de planejamento é um dos maiores vilões da população brasileira. Anotar os gastos somente depois que eles acontecem e não tomar nenhuma providência sobre isso, definitivamente não ajuda em nada.

Sair no fim de semana sem ter planejado antes e até mesmo não fazer listinha de compras para ir ao supermercado prejudicam suas finanças.

Essa falta de controle também resulta no acúmulo de bens e serviços sem necessidade porque faz você querer comprar coisas que não precisa, como lançamentos de roupas, calçados e um novo modelo de celular.

Para atitudes como essa não fazer parte da sua rotina, o ideal é planejar todo gasto que você pretende realizar, das menores até as maiores compras.

Analise o que você realmente precisa adquirir, prioridade é fundamental. O que não for essencial, elimine.

Para o vestuário, uma dica é aproveitar as trocas de estações, onde as peças ficam mais baratas, para renovar seu guarda-roupa. Aproveite para doar o que não serve mais em você ou nos seus filhos, mas que estejam em bom estado de conservação.

2 – Usar o cartão de crédito


Utilizar o cartão de crédito representa um problema para quem não tem controle.

Ao comprar sem ver o dinheiro sair do seu bolso, fica mais fácil de realizar compras por impulso e adquirir produtos desnecessários, principalmente quando há liquidações e promoções nas lojas. 

O melhor a ser feito é pesquisar preços e buscar as melhores formas de pagamento antes de adquirir algum produto ou serviço. Pois o parcelamento, quando feito sem planejamento, pode significar um prejuízo no seu orçamento, já que parcelar é assumir uma dívida futura que compromete uma quantia que você não sabe se estará disponível.

Além disso, não é recomendado o uso do cartão de crédito para compras rotineiras como supermercado ou pagamento de contas como água, luz e telefone, por exemplo.

Essas despesas são perigosas porque são fixas, mas que variam conforme o consumo mensal, onde os valores podem mudar de um período para o outro.

Isso gera o acúmulo de parcelas e torna a fatura alta. O que leva muitas pessoas a caírem no erro de pagar apenas o valor mínimo da fatura, fazendo a conta virar uma bola de neve por aumentar os juros a cada próxima cobrança.

Por isso, o ideal é comprar no cartão somente algo indispensável, urgente ou planejado.

3 – Possuir assinaturas 


Esse tipo de serviço é mundialmente famoso e possui diversas opções disponíveis no mercado.

Com tantas alternativas, experimentar alguma delas é quase automático. Como, ao chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, você apenas pensa em descontrair e assistir a sua série favorita.

Ou ainda no fim de semana, quando você decide fazer faxina na sua casa e precisa do auxílio de uma playlist sem interrupções.

Ter momentos de lazer como esses não é errado. O problema é que, na maioria das vezes, você paga por serviços que não utiliza. São os chamados gastos invisíveis.

Plataformas de streaming de séries, filmes e música, revistas eletrônicas, planos de celular e a TV com uma infinidade de canais são exemplos disso.

Para não gastar seu dinheiro em vão, analise o que você utiliza de fato.

Você assiste à TV ou apenas a plataforma de streaming? É quase impossível consumir toda a programação disponível se você trabalha, estuda ou possui outros compromissos. Portanto, não é preciso manter as duas.

Se optar pela TV, negocie um plano mais barato e pague somente pelo que puder aproveitar. Não vale a pena ficar com 300 canais quando você só assiste a cinco.

Faça isso também com o plano de celular, onde você paga por ligações, mensagens e internet que não usa. Renegocie e fique apenas com o essencial ou cancele.

Quanto as revistas eletrônicas, elimine da sua vida. Já existem muitas informações de graça online e você não precisa preencher o seu tempo e gastar a sua energia consumindo todo esse conteúdo.

Além disso, não adquira combos de internet, TV e telefone. Eles são verdadeiros vilões do dinheiro.

Cortando esses gastos, você economizará muito tempo, energia e dinheiro. Podendo poupá-los para executar algum projeto que está no papel, como realizar uma viagem em família, fazer um curso de profissionalização ou concretizar o sonho de empreender.

4 - Ser refém da tecnologia  


Hoje, vários serviços financeiros podem ser realizados através de aplicativos. Debitar, transferir e investir são exemplos disso.

É verdade que a praticidade é um dos pontos positivos da tecnologia. Mas para quem não sabe administrar, toda essa facilidade se torna uma ameaça.

À medida que você recorre ao celular para realizar uma compra, entra em um ambiente virtual, escolhe os produtos e tem a vantagem de fazer o pagamento do conforto da sua casa ao transferir dinheiro da sua conta, você começa a gastar sem perceber.

Além disso, algumas taxas são cobradas para realizar esses processos, o que compromete uma quantia significativa na hora de pagar.

Portanto, evite utilizar esses recursos com frequência. Se puder, estabeleça um dia para sair e resolver seus compromissos financeiros, como pagar contas.

Dessa forma você se livra das taxas cobradas pelo seu banco ao fazer alguma movimentação pela internet.

5 – Sustentar crenças limitantes sobre dinheiro


Você já ouviu, em determinado momento da sua vida, especialmente na infância, que “dinheiro não traz felicidade”, que ele é “a raiz de todo mal”, que “não nasce em árvore”, dentre muitas outras falas negativas.

Isso acabou despertando em você dúvidas sobre a benignidade desse recurso, quando na verdade a diferença está em quem o utiliza, de qual maneira e para qual finalidade.

O que você não percebe é que esses pensamentos, sustentados desde criança, estão impedindo a sua prosperidade financeira. 

Julgar que ter dinheiro é algo negativo faz você não valorizar nem mesmo as pequenas quantias e querer gastar o que tiver, sem se preocupar com o futuro, impossibilitando-o de poupar ou investir.

Para acabar com essas concepções é necessário limpar suas memórias ruins, substituindo pensamentos negativos por fortes reflexões sobre o assunto.

Por exemplo, em vez de dizer que “não vai poupar dinheiro para deixar na mão dos outros quando partir”, pense em como você e sua família podem viver muito e ter uma ótima qualidade de vida com o auxílio dele.

Livre-se dessas convicções que te limitam! 

6 – Alimentar vícios


A maioria das pessoas utilizam os vícios com uma forma de recompensa. Seja por ter trabalhado durante toda a semana, fechado um negócio, cumprido uma meta ou por ser aniversário de alguém.

Mas esquecem que além da saúde, os vícios também prejudicam os bolsos.

Gastar com cervejas, cigarros, jogos, refrigerantes, fast-food, doces e chocolates ou comprinhas no shopping, mesmo que apenas nos fins de semana, representa uma perda. 

Por parecerem inofensivos você não se importa com eles, mas esses gastos se transformam em um montante quando são somados e uma ótima bolada ao final de um ano. Faça suas contas!

Vale lembrar que se você prejudicar a sua saúde, consequentemente terá que se tratar e investir nisso. Pense bem.


7 – Esconder a realidade da sua família 


Sabemos que, muitas vezes, essa atitude é uma forma de proteger e não preocupar seus familiares.

Mas, não conversar sobre o assunto e tentar tomar todas as decisões financeiras sozinho é um erro.

O ideal é engajar todos os integrantes da família e incentivá-los a participarem das finanças domésticas.

Assim todos podem colaborar na hora de economizar, fazer planos em equipe e decidirem o futuro juntos.

8 – Viver de aparências


Você já deve ter cometido esse erro pelo menos uma vez. 

Tentar passar para vizinhos, amigos ou familiares uma imagem diferente, mostrar algo que você não é.

Buscar se encaixar em um padrão de vida frequentando lugares caros, comprando coisas que não precisa e não pode pagar ou querer algo que está na moda para não se sentir inferior, afinal todo mundo tem.

Trocar de celular porque um amigo trocou, renovar o guarda-roupa pois sua prima renovou, mudar os móveis já que sua irmã mudou ou reformar a casa porque seu vizinho reformou.

Simplesmente viver para os outros, preso ao que irão pensar se você não agir como eles.

Essa atitude faz você perder muito dinheiro. Portanto, se quiser fazer algo, faça por vontade própria e planejado, não por impulso e para agradar alguém.

Para finalizar: economizar para poupar! 


Após refletir sobre esses comportamentos você pode se perguntar: o que fazer com o dinheiro que deixar de gastar de agora em diante?

Dentro de um planejamento a quantia a ser poupada deve ser preestabelecida e não guardar apenas o que sobrar.

Pensando no futuro dos filhos, use uma quantia mensal para poupar e investir em seus estudos e profissões. 

Ou para realizar a sua viagem dos sonhos, fazer a faculdade que você deseja, ou mesmo para ter uma reserva de emergência.

A dica é que sua reserva cubra, no mínimo, 6 meses dos seus gastos essenciais. Ela ajuda você em momentos de imprevisto e evita pegar um empréstimo com juros altos.

Não tenha pressa para mudar todos os hábitos de uma só vez. Comece aos poucos para funcionar e conseguir deixar os maus costumes de lado.

Saiba que para obter sucesso na sua organização financeira é necessário disciplina, foco e determinação.

O importante é tomar conhecimento do caminho a percorrer, de onde você está hoje para onde pretende chegar.

Então, quais desses hábitos fazem parte da sua vida e você deseja mudar a partir de agora? Deixe seu comentário, vou amar ler e responder você! <3 

Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga também o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves