02 maio 2019

O que é Finanças Pessoais? Entenda agora!

02 maio 2019

Observamos que o termo Finanças Pessoais tem sido muito comentado. Encontramos cursos, artigos e vários conteúdos a respeito do tema.

Mas você sabe o que significa Finanças Pessoais e o que ela engloba?

Se você pretende controlar a sua vida financeira é preciso saber como fazer isso. Neste blog, você tem acesso a informações e ferramentas que te ajudam nessa missão. No entanto, para que você saiba como aplicar todo esse material, é preciso entender, desde o começo, o mundo das finanças pessoais.

Fica tranquilo que abordarei o tema com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Vamos lá?!


O que é Finanças Pessoais? Entenda agora!



Significado de Finanças Pessoais


O que é Finanças Pessoais?


Para entender melhor o que é finanças pessoais, veremos um conceito básico sobre finanças:

A palavra finança vem do francês finance que significa, de maneira bem simples, “a responsabilidade que uma pessoa assume em quitar uma dívida”.

No dia a dia, resumidamente, utilizamos a palavra finanças para nos referir à administração do dinheiro.

Por exemplo: as empresas, que são pessoas jurídicas, possuem metodologias e ferramentas para administrar o dinheiro pertencente a elas. Os proprietários dessas empresas cuidam para manter as finanças sempre organizadas e controladas para que não falte dinheiro e não prejudique o funcionamento da empresa.

Uma empresa, para continuar funcionando, se preocupa com o seu dinheiro. As pessoas, em suas casas, também precisam fazer isso!

Portanto, finanças pessoais é a administração do dinheiro familiar, o dinheiro que pessoas físicas utilizam para viver. A administração do dinheiro familiar corresponde à maneira como lidamos com o dinheiro em nossas casas. 

É, exatamente, nos preocupar em organizar todas as contas para saber onde estamos gastando o nosso dinheiro, quanto estamos gastando, com que frequência e se o motivo do gasto é algo essencial ou que pode ser dispensado ou substituído por algo mais útil.

É também poupar, pensar no futuro dos filhos, investir nos estudos e nos preparar para qualquer situação que necessite de dinheiro urgente. Enfim, tudo isso significa administrar o dinheiro.


O que é Finanças Pessoais?

Agora que já sabemos que as finanças pessoais é a administração do dinheiro que possuímos, como realizar essa administração corretamente?

Como cuidar das suas Finanças Pessoais?


Para começar, é preciso saber que, cada família ou pessoa, possui uma situação financeira diferente. E, por esse motivo, a administração das finanças pessoais tem que ser adaptada à realidade de cada um. 

Antes de começar a organizar suas finanças é preciso conhecê-las bem. O primeiro passo para isso é: fazer um orçamento! Já ensinei como fazer um orçamento nesse post aqui.

Mas é, basicamente, anotar todo o dinheiro que você recebe e que você gasta. Tenha isso como uma lição de casa para acompanhar e seguir as dicas que eu dou por aqui.

Conhecer e controlar definitivamente o seu dinheiro pode exigir muita paciência, dedicação e disciplina, principalmente se você está totalmente perdido com relação a sua situação financeira atual. Pois saiba que, não existe nenhuma ferramenta que possa ajudar você se realmente não estiver disposto a fazer as mudanças acontecerem.

O universo das Finanças Pessoais engloba muitos aspectos e é importantíssimo conhecê-los, pois se trata da saúde financeira da sua casa. Por isso eu procuro apresentar, de forma simples e clara, os tópicos correspondentes as finanças pessoais e mostrar maneiras de manter a sua vida financeira sempre organizada.

Portanto, acompanhe os posts do blog, porque tem muita dica útil para você!


Deixe aqui nos comentários se você já sabia o conceito de Finanças Pessoais e se vai acompanhar os próximos posts sobre o assunto!

Até mais!

Me acompanhe no Pinterest: @amandaseveroblog
Siga o perfil do blog no Instagram: @amandaseveroblog
Também estou no Linkedin: Amanda Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados © Desenvolvido por Lorena Alves